quinta-feira, 21 de março de 2013

Síntese sobre currículo - aula do dia 15/03/2013



A aula da disciplina “Tendências Contemporâneas de Currículo” do dia 15/03/2013 propôs-se a discutir sobre os conceitos de currículo e de conhecimento.

Primeiramente foi possível definir que a palavra currículo vem de “curriculum” que significa trajetória ou itinerário. Após várias argumentações e exposições concluiu-se que o currículo proporciona a organização do processo de aprendizagem assim como propõe as experiências necessárias para conseguir tal organização e compõe-se de conhecimentos e de experiências de aprendizagem. O currículo pode ser classificado como formal, previsto, vivido e oculto e possui várias dimensões: epistemológica, cultural, política, econômica. 

Apesar das mudanças curriculares serem introduzidas de forma imperativa e amparadas por inúmeros fatores políticos e econômicos característico do momento, é a através da práxis (prática e reflexão) sobre o currículo no ambiente escolar que tais determinações podem ser reformuladas de acordo com a realidade local. Este ato de prática e reflexão sobre o currículo é denominada “Atos curricularis” e são produzidos pelos sujeitos do processo de aprendizagem (professor e aluno).

Posteriormente discutiu-se a definição de conhecimento e concluiu-se que ele é o responsável por explicar e interpretar a realidade, construindo os significados necessários. Deste modo o conhecimento é um instrumento de poder assim como o currículo exerce sua ação na educação. Discutimos ainda a existência de vários tipos de conhecimento: mitológico, filosófico, senso-comum, religioso e científico.

Foi uma aula muito produtiva e que de forma interativa foi possível construir o conhecimento sobre currículo, desconstruindo alguns conceitos distorcidos sobre o assunto.

2 comentários:

  1. O conhecimento realmente é um instrumento de poder, mas para aqueles que saber como interpretá-lo.
    Entretanto, sabemos que o conhecimento mau utilizado levou, e continua levando, o homem a cometer atos desumanos.
    Estamos preparados como educadores para sermos mediadores dessas jovens mentes pensantes e torná-las capazes de ser interventivos ou vamos continuar de braços cruzados "achando isso tudo norma"?
    Realmente precisamos sempre discutir sobre nossa prática e os conceitos aprendidos para tentarmos nos nortear em nossa prática escolar.
    A disciplina realmente nos proporciona esse pensar...

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  2. A objetividade de seu texto mostra que tem capacidade de síntese e apresentou a desconstrução que está ocorrendo em suas reflexões acerca do currículo. Iremos, em breve, discutir a questão da mediação, bem posta por você nesse texto.

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