terça-feira, 2 de julho de 2013

AUTOAVALIAÇÃO




No início desta disciplina a professora Rita Stano questionou sobre a minha ideia sobre currículo. A princípio a minha ideia não era muito diferente das apresentadas pela maioria dos meus colegas: currículo é um conjunto de disciplinas, de conteúdos definidos para serem trabalhados na escola. Tinha a ideia de que o currículo era algo estático cujas determinações deveriam ser seguidas como regras universais e inquestionáveis. 

Com o decorrer da disciplina, uma gradativa desconstrução desta concepção de currículo foi ocorrendo. Ficou claro que o currículo é muito mais do que eu pensava. Que ele possui um poder enorme de modelar a sociedade, legitimar desigualdades, controlar a sociedade através da educação a fim de atender os interesses da classe dominante que detém o poder de determiná-lo. Más o poder maior não é daqueles que criam o currículo e o estabelecem como a “verdade” a ser praticada na escola.

Ficou claro nas aulas que o poder maior está nas mãos dos professores em selecionar e transformar o currículo posto e desvelar o que está implícito em termos de instrumentos de dominação. É na sua prática docente que ele é capaz de traçar novos caminhos e inclusive com a participação dos alunos em sistema de colaboração. As aulas foram muito dinâmicas e amplas em termos de conteúdos estudados. 

Estudamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do currículo. Discutimos temas como a finalidade da educação, a globalização e sua influência na educação, o caráter polissêmico do currículo, reflexão sobre o caráter messiânico atribuído a educação, o papel ideológico da educação, a finalidade estratégica da educação a distância, reflexões através de textos, crônicas, vídeos, entre outros. Dos temas abordados, um dos que mais me chamou atenção foi o relacionado a Educação a Distância, em que pude ver como aceitamos e reproduzimos o seu discurso ideológico e não percebemos que existem intencionalidades mascaradas. 

A disciplina foi muito dinâmica e possibilitou a participação de todos nas discussões e sempre com uma deliciosa pausa para o café da manhã. Foi muito bom participar desta disciplina e podermos vivenciar momentos de alegria, descontração, debates, reflexões, discussões que foram produtivas para que a disciplina atingisse o seu objetivo: refletir e desvelar às questões sobre o currículo. Tenho certeza que hoje estou melhor que quando eu entrei e minhas concepções são mais refinadas e críticas.

Obrigado professora e colegas por estes bons momentos no inicio das manhãs.

Um comentário:

  1. Que bom perceber o aprendizado, o empenho e a capacidade de síntese que o aluno demonstra quando aprende. Você mostra isso aqui. Foi um prazer tê-lo como aluno.

    ResponderExcluir