No início desta disciplina a professora Rita Stano questionou
sobre a minha ideia sobre currículo. A princípio a minha ideia não era muito
diferente das apresentadas pela maioria dos meus colegas: currículo é um
conjunto de disciplinas, de conteúdos definidos para serem trabalhados na
escola. Tinha a ideia de que o currículo era algo estático cujas determinações deveriam
ser seguidas como regras universais e inquestionáveis.
Com o decorrer da disciplina, uma gradativa desconstrução
desta concepção de currículo foi ocorrendo. Ficou claro que o currículo é muito
mais do que eu pensava. Que ele possui um poder enorme de modelar a sociedade,
legitimar desigualdades, controlar a sociedade através da educação a fim de atender
os interesses da classe dominante que detém o poder de determiná-lo. Más o
poder maior não é daqueles que criam o currículo e o estabelecem como a “verdade”
a ser praticada na escola.
Ficou claro nas aulas que o poder maior está nas mãos dos
professores em selecionar e transformar o currículo posto e desvelar o que está
implícito em termos de instrumentos de dominação. É na sua prática docente que
ele é capaz de traçar novos caminhos e inclusive com a participação dos alunos
em sistema de colaboração. As aulas foram muito dinâmicas e amplas em termos de
conteúdos estudados.
Estudamos as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do
currículo. Discutimos temas como a finalidade da educação, a globalização e sua
influência na educação, o caráter polissêmico do currículo, reflexão sobre o caráter
messiânico atribuído a educação, o papel ideológico da educação, a finalidade
estratégica da educação a distância, reflexões através de textos, crônicas, vídeos,
entre outros. Dos temas abordados, um dos que mais me chamou atenção foi o
relacionado a Educação a Distância, em que pude ver como aceitamos e reproduzimos
o seu discurso ideológico e não percebemos que existem intencionalidades mascaradas.
A disciplina foi muito dinâmica e possibilitou a participação
de todos nas discussões e sempre com uma deliciosa pausa para o café da manhã.
Foi muito bom participar desta disciplina e podermos vivenciar momentos de
alegria, descontração, debates, reflexões, discussões que foram produtivas para
que a disciplina atingisse o seu objetivo: refletir e desvelar às questões
sobre o currículo. Tenho certeza que hoje estou melhor que quando eu entrei e
minhas concepções são mais refinadas e críticas.
Obrigado professora e colegas por estes bons momentos no inicio
das manhãs.
Que bom perceber o aprendizado, o empenho e a capacidade de síntese que o aluno demonstra quando aprende. Você mostra isso aqui. Foi um prazer tê-lo como aluno.
ResponderExcluir