terça-feira, 2 de julho de 2013

FICHAMENTO DO CAPÍTULO 2: Repensando Ideologia e currículo




Tipo: Livro (capítulo 2)
Assunto / tema: Currículo / Teoria Crítica de Currículo
Referência bibliográfica: MOREIRA, A. F. & SILVA, T. T. Currículo, cultura e Sociedade (orgs.). 10a. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Resumo / conteúdo de interesse:

Este capítulo busca discutir essencialmente a relação entre Ideologia e Currículo. Reforça que o currículo está diretamente relacionado aos conflitos de classe, de raça, sexo, e de religião e os educadores não podem fechar os olhos para esta realidade de desigualdades de relações de poder. De acordo com o autor devemos olhar de forma crítica como o currículo e as práticas ideológicas e fazem na escola e como a própria escola produz conhecimentos e práticas para legitimizar as desigualdades de poder e econômicas. Ele afirma que a reprodução cultural não é único fenômeno que ocorre nas escolas. Existe movimento contra-hegemonicos de resistência ao modo pelo qual o poder é exercido na escola. O autor afirma que as críticas o liberalismo devem ser feitas e aceitas, porém devem ser avaliadas suas reais intenções. Também destaca que a cultura comum deve criar condições para que todos possam participar da formulação e reformulação dos conceitos e valores e não ser algo uniforme e homogênea. E por fim, o autor destaca que é necessário participar da discussão de sua própria prática e reformulá-la sempre.

Citações:

1) "Ideias são armas (se me perdoam a expressão militarista e um tanto machista); espalha-las em contextos autoritários é um ato subversivo, as vezes perigoso, e ao mesmo tempo, absolutamente essencial." (pag. 55)
2) “Nossa tarefa é ensinar e aprender; levar nossas indagações tão a sério quanto o tema requer; e receber as criticas que nos fazem respeitosa e abertamente; desejá-las mesmo, para que também possamos ser convocados a questionar e reformular nosso próprio senso comum da mesma forma que pedimos aos outros – por exemplo a você leitor – que questionarem o seu." (pag. 55).

Considerações do pesquisador (aluno):
O texto propõe a pensarmos que o currículo é um campo de conflitos de classes e nós, professores, não podemos ignorar a como as questões ideológicas definem o curriculo e como a escola é o local de legitimação de desigualdade de poder. Deste modo, o texto instiga-nos a agirmos de forma crítica na escola refletindo sobre as práticas educativas e participando dos movimentos de resistência ao currículo imposto.

Indicação da obra:
Professores e pesquisadores na área da educação, em especial sobre teorias críticas do currículo.

Um comentário:

  1. E que esses movimentos de resistência desmontem a estrutura de poder que caracteriza o currículo. Mais um fichamento bem posto!

    ResponderExcluir