Na aula do dia 21/06/2013 a professora Rita abordou o tema currículo e
avaliação. Inicialmente retomamos alguns conceitos de currículo seu caráter
histórico, ideológico, cultural e o seu poder de controle. Vimos ainda que currículo
e avaliação estão intrinsecamente relacionados. O currículo define como
avaliar, o que avaliar, quem deverá ser avaliado, que tipo de avaliação deve
ser realizada e quais objetivos devem ser almejados. Por outro lado, as
avaliações são utilizadas como instrumentos de medição e buscam legitimar as
mudanças curriculares. Assim como, o currículo imposto e posto pode e deve ser
modificado pelo professor na sua práxis, os processos avaliativos propostos
devem ser reavaliados e revistos de modo que o aluno possa sair de seu status
passivo e participe do processo.
Comparando com texto sobre a borracha, todo professor deve ter a
consciência de que ele tem o poder de "fazer, desfazer e refazer" o
currículo e o processo de avaliação. De outro modo, podemos entender que o
professor deve perder a inocência de que existe uma neutralidade no currículo e
que tudo deve ser reproduzido sem questionamentos, passivamente, sem
criticidade. Deve ter a cosnciencia de que, assim como a borracha pode exercer
um papel positivo como negativo, o currículo e o processo de avaliação também.
O professor, mesmo diante das dificuldades, possui o poder de mudar o impacto
deles no destino do aluno.
Finalizamos a aula com uma excelente palestra da Dra Rosana sobre Transtorno do Déficit de Atenção com
Hiperatividade (TDAH) e foi
possível agregar novas informações sobre este problema que pode ser uma das
causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos que as vezes são taxados
como preguiçosos, irresponsáveis e são
marginalizados na sala de aula. Questionamos também a tendencia de rotular tais
alunos e também desviar o foco do processo de aprendizagem para doenças e
mascarar o cerne do problema com medicação.
Esta foi nossa última aula de Currículo da
professora Rita Stano.
E você articulou muito bem a questão da avaliação e currículo com a metáfora da borracha. Que os professores pensem sobre isso.
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