terça-feira, 2 de julho de 2013

Currículo e Avaliação





Na aula do dia 21/06/2013 a professora Rita abordou o tema currículo e avaliação. Inicialmente retomamos alguns conceitos de currículo seu caráter histórico, ideológico, cultural e o seu poder de controle. Vimos ainda que currículo e avaliação estão intrinsecamente relacionados. O currículo define como avaliar, o que avaliar, quem deverá ser avaliado, que tipo de avaliação deve ser realizada e quais objetivos devem ser almejados. Por outro lado, as avaliações são utilizadas como instrumentos de medição e buscam legitimar as mudanças curriculares. Assim como, o currículo imposto e posto pode e deve ser modificado pelo professor na sua práxis, os processos avaliativos propostos devem ser reavaliados e revistos de modo que o aluno possa sair de seu status passivo e participe do processo.

Comparando com texto sobre a borracha, todo professor deve ter a consciência de que ele tem o poder de "fazer, desfazer e refazer" o currículo e o processo de avaliação. De outro modo, podemos entender que o professor deve perder a inocência de que existe uma neutralidade no currículo e que tudo deve ser reproduzido sem questionamentos, passivamente, sem criticidade. Deve ter a cosnciencia de que, assim como a borracha pode exercer um papel positivo como negativo, o currículo e o processo de avaliação também. O professor, mesmo diante das dificuldades, possui o poder de mudar o impacto deles no destino do aluno. 

Finalizamos a aula com uma excelente palestra da Dra Rosana sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e foi possível agregar novas informações sobre este problema que pode ser uma das causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos que as vezes são taxados como preguiçosos,  irresponsáveis e são marginalizados na sala de aula. Questionamos também a tendencia de rotular tais alunos e também desviar o foco do processo de aprendizagem para doenças e mascarar o cerne do problema com medicação.

Esta foi nossa última aula de Currículo da professora Rita Stano.

Um comentário:

  1. E você articulou muito bem a questão da avaliação e currículo com a metáfora da borracha. Que os professores pensem sobre isso.

    ResponderExcluir